Se você tem espírito empreendedor, já tem um dos principais requisitos para abrir uma startup. Mas, afinal, qual é a definição para esse termo? Quais são os tipos de startups e como criar uma de sucesso? Confira abaixo tudo o que você precisa saber se pretende criar um negócio do zero.
O que é uma startup
Muita gente acha que startup é uma definição que se dá para uma empresa que está começando, mas, apesar de muitas realmente serem empresas em seu período inicial, muitos outros fatores também definem o que é uma startup. Na verdade, o mais correto é dizer que startup é um tipo de empresa com um modelo de negócio repetível e escalável.
Apesar de serem inovadoras e, em muitos casos, usarem a tecnologia para seu funcionamento, startups também “vivem” em um cenário de incertezas e somente quando definem um modelo de negócios e um produto certo para o mercado é que elas se tornam uma empresa.
Quais são os tipos de startups
As startups podem atuar em diversos segmentos de mercado e também de diversas formas, mas alguns dos principais modelos de startups são B2B, B2C ou até mesmo B2B2C. Saiba mais sobre cada um deles:
B2B (Business to Business)
B2B significa “negócio para negócio”, o que quer dizer que a startup atende outras empresas e não o consumidor final.
B2C (Business to Consumer)
Já esse modelo é traduzido como “negócio para consumidor” e envolve o fornecedor de produtos ou serviços e também o consumidor final. O aplicativo de corridas Uber é um bom exemplo de negócio que começou como startup B2C, sendo um marketplace que conecta motoristas (os prestadores de serviços) à passageiros (os consumidores finais).
B2B2C (Business to Business to Consumer)
Por fim, B2B2C significa “negócios para empresas para consumidores”. Para esse caso, um ótimo exemplo é o iFood, que também começou como startup fazendo parceria com empresas (restaurantes) para facilitar a vida de quem usa o APP (clientes finais).
Como criar uma startup
Não existe uma fórmula mágica para criar uma startup de sucesso, mas alguns passos básicos são indispensáveis para o “nascimento” desse tipo de empresa. Entenda abaixo quais são eles.
Entenda quais são as suas forças
Muitas empresas começam a partir de habilidades de seus CEOs e, por isso, uma pergunta interessante a se fazer é “eu tenho algum hobbie ou conhecimento que pode ser transformado em renda?”. Feito isso, pergunte-se também “sei o suficiente sobre o assunto ou vou precisar de treinamentos adicionais?”. Entendendo suas forças você consegue entender também o seu valor e o valor daquilo que irá criar.
Entenda também seus diferenciais
Uma coisa que todo empreendedor deve ter em mente é: em um mercado com tantos concorrentes, por que os clientes deveriam escolher a sua empresa? O que ela tem de especial e quais benefícios elas oferecem? Faça essa reflexão e garanta que sua startup vai chamar a atenção de investidores.
Não deixe de analisar o mercado
Não basta apenas escolher aquilo que você quer monetizar, também é preciso entender o mercado levando em consideração seu ambiente competitivo e entendendo também se aquele é o momento ideal para lançar um novo produto. O iFood, por exemplo, se popularizou junto com a alta nos smartphones e mudanças de hábito dos consumidores. Aproveite e confira 9 ideias de negócios para 2021.
Crie um plano de negócios
Também chamado de plano empresarial, o plano de negócio é um documento que especifica, por escrito, os objetivos de um negócio e quais são os passos necessários para atingi-los. Além de orientar o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio e de definir claramente seu conceito e seus diferenciais, ele também contribui para estabelecer uma vantagem competitiva, o que pode representar a “sobrevivência” de uma empresa no mercado. Clique e veja como criar um plano de negócio.
Invista em publicidade
Depois de entender como será o seu negócio, você precisa investir em estratégias para atrair clientes. Use o máximo de canais possíveis como redes sociais, sites, blogs e até mesmo o bom e velho boca a boca. Se tiver verba disponível, invista também em publicidade e anúncios para atingir seu público.
Analise os resultados para dimensionar sua startup
De nada adianta concentrar esforços e investimentos se seus resultados não forem analisados, certo? Por isso, sempre registre suas conquistas e também os seus erros para que possa corrigi-los. Ajuste também o seu plano de negócios e defina novas metas conforme sua empresa começar a crescer. Não deixe de investir em funcionários, pois eles também fazem parte da expansão de uma empresa.
Por que registrar sua startup é uma prioridade
Com a alta das startups, muitas empresas começam suas atividades de maneira informal e acabam ignorando a importância de proteger sua marca em território nacional, o que é um grande erro. Isso porque, ao expor uma marca que não é registrada, você está correndo o risco de que ela seja usada ou reproduzida por terceiros.
Além disso, somente com o registro do INPI uma marca se torna um bem imaterial da empresa, podendo ser contabilizada na determinação do valor do seu negócio e aumentando-o perante investidores. Ele também é o responsável por garantir que uma empresa possa receber royalties ao licenciar sua marca, por exemplo.
Vale ressaltar também que a marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.
Para garantir essa proteção em âmbito nacional é preciso passar por diversas etapas burocráticas e, por isso, o mais indicado é contar com a ajuda especializada de uma empresa experiente em registro de marcas, como a Move On, que facilita o processo e evita possíveis problemas com o INPI. Vale a pena entrar em contato.