O que é auditoria
Uma auditoria é um processo de avaliação que envolve a realização de uma inspeção de documentos para confirmar a precisão das demonstrações financeiras de uma organização ou indivíduo. Após um exame inicial dos registros financeiros, um auditor realiza verificações físicas no estoque e certifica-se de que o profissional ou empresa registra as transações corretamente.
As auditorias podem servir a uma variedade de propósitos. Por exemplo, uma empresa pode solicitar uma auditoria interna para saber mais sobre sua situação financeira, ou um colaborador financeiro externo pode solicitar uma auditoria externa para garantir que a organização relate informações com precisão.
Esse processo é feito por um auditor e entre os documentos avaliados em uma auditoria estão:
-
Balanço patrimonial
-
Demonstração de resultados
-
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
-
Demonstração dos fluxos de caixa
-
Notas contendo um resumo das políticas contábeis significativas, além de outras notas explicativas
Qual o objetivo de uma auditoria
O objetivo de uma auditoria é formar uma opinião sobre se a informação apresentada no relatório financeiro, tomada no seu conjunto, reflete a situação financeira da organização numa determinada data. Por exemplo:
Os detalhes do que é de propriedade e o que a organização deve estão devidamente registrados no balanço patrimonial? Os lucros ou prejuízos são devidamente avaliados?
Ao examinar o relatório financeiro, os auditores devem seguir os padrões de auditoria estabelecidos por um órgão governamental. Depois que os auditores concluem seu trabalho, eles escrevem um relatório de auditoria, explicando o que fizeram e dando uma opinião extraída de seu trabalho. Geralmente, todas as empresas listadas e sociedades de responsabilidade limitada estão sujeitas a uma auditoria a cada ano. Outras organizações podem exigir ou solicitar uma auditoria, dependendo de sua estrutura e propriedade
Tipos de auditoria
Existem três tipos principais de auditorias:
1. Auditorias internas
As auditorias internas são realizadas pelos funcionários de uma empresa ou organização. Essas auditorias não são distribuídas fora da empresa. Em vez disso, eas são preparados para uso da administração e outras partes interessadas internas.
As auditorias internas são usadas para melhorar a tomada de decisões dentro de uma empresa, fornecendo aos gerentes itens acionáveis para melhorar os controles internos. Eles também garantem a conformidade com as leis e regulamentos e mantêm relatórios financeiros oportunos, justos e precisos.
As equipes de gerenciamento também podem utilizar auditorias internas para identificar falhas ou ineficiências dentro da empresa antes de permitir que os auditores externos revisem as demonstrações financeiras.
2. Auditorias externas
Realizadas por organizações externas e terceiros, as auditorias externas fornecem uma opinião imparcial que os auditores internos podem não ser capazes de emitir. Essas auditorias são utilizadas para determinar quaisquer distorções ou erros relevantes nas demonstrações financeiras de uma empresa.
Quando um auditor fornece uma opinião sem ressalvas (opinião limpa), isso quer dizer que o auditor garante confiança de que as demonstrações financeiras são representadas com precisão e integridade.
As auditorias externas são importantes para permitir que várias partes interessadas tomem decisões com confiança em torno da empresa que está sendo auditada.
A principal diferença entre um auditor externo e um auditor interno é que um auditor externo é independente. Isso significa que eles são capazes de fornecer uma opinião mais imparcial do que um auditor interno, cuja independência pode ser comprometida devido à relação empregador-empregado.
3. Auditorias governamentais
As auditorias governamentais são feitas para garantir que as empresas não estejam deturpando seus rendimentos tributáveis. A declaração incorreta de lucro tributável, intencional ou não, é considerada fraude fiscal. A realização de uma auditoria governamental pode resultar na conclusão de que existe:
-
Nenhuma alteração na declaração de imposto
-
Uma mudança que é aceita pelo contribuinte
-
Alteração não aceita pelo contribuinte
Se o contribuinte acabar não aceitando a alteração, a questão passará por um processo judicial de mediação ou recurso.
Quando fazer uma auditoria na sua empresa
As auditorias desempenham um papel crucial para as organizações e podem atender a uma variedade de propósitos, dependendo da empresa e de seus requisitos. Os principais motivadores de uma auditoria são:
-
Para manter a conformidade: Uma das razões mais importantes para uma auditoria é garantir que a empresa atenda aos requisitos e regulamentos estatutários do setor. Uma auditoria dá ao proprietário de uma empresa ou aos acionistas a confiança de que a empresa está em conformidade com todas as suas obrigações estatutárias e não corre o risco de multas pesadas ou de manchar sua reputação;
-
Para fazer melhorias no sistema: uma vez que uma auditoria examina de perto os sistemas e controles, os auditores geralmente sugerem melhorias benéficas para tornar uma organização mais eficiente;
-
Para melhorar o planejamento e o orçamento: uma vez que uma auditoria confirma a precisão das demonstrações financeiras com receitas, despesas, ativos e passivos sendo cuidadosamente examinados, as informações coletadas podem ajudar no futuro planejamento financeiro, tomada de decisões e orçamento;
Para detectar e prevenir fraudes: fraudes no local de trabalho podem passar despercebidas e causar danos irreparáveis a uma empresa. Uma auditoria é uma ferramenta eficaz para identificar fraudes ou oportunidades de fraude, identificando os pontos fracos do sistema organizacional e encontrando soluções e controles para evitar fraudes.