Quando você vai pedir uma pizza, você encontra no cardápio a opção de sabor “frango com requeijão cremoso” ou “frango com catupiry”? No geral, a segunda costuma ser a mais comum, já que o produto da marca em questão já se tornou um sinônimo daquilo que ele mesmo oferece – um tipo de queijo cremoso.
Além do catupiry, há uma série de outros objetos que são reconhecidos pelo nome das marcas famosas que deram origem a eles. Na hora de fazer a barba, por exemplo, é mais do que normal usar o termo “gillette” ao invés de lâmina de barbear. O mesmo acontece com o leite em pó, frequentemente chamado de “leite ninho”.
Essa associação mental automática por parte do mercado é o ápice do sucesso que uma marca pode atingir. Isso porque, ao se tornar praticamente o sinônimo de um objeto, a publicidade do produto passa a ser “grátis” e involuntária, funcionando quase de forma subliminar na mente dos consumidores.
E para provar que não para por aí, confira abaixo os nomes de 40 marcas que viraram sinônimo de produto e entenda também como essas empresas conseguiram atingir esse nível de notoriedade.
Marcas registradas que são sinônimos de produtos
Aspirina – ácido acetilsalicílico sintético
Band-aid – curativo
Bombril – esponja de aço
Caldo Knorr – caldo de galinha em cubos
Cândida – água sanitária
Catupiry – requeijão cremoso
Chiclete – goma de mascar
Comfort – amaciante de roupas
Cotonetes – hastes flexíveis
Danone – iogurte
Durex – fita adesiva
Gillette – lâmina de barbear
Havaianas – chinelo
Inox – aço inoxidável
Isopor – poliestireno expandido
Jacuzzi – banheira de hidromassagem
Jeep – veículo utilitário esportivo
Jet-ski – moto aquática
Lambretta – motoneta
Leite Moça – leite condensado
Leite Ninho – leite em pó
Lycra – elastano
Maizena – amido de milho
Miojo – macarrão instantâneo
Modess – absorvente íntimo feminino
Nescau – achocolatado em pó
OB – absorvente íntimo feminino interno
Pinho sol – desinfetante com cheiro de pinheiro
Pó Royal – fermento químico em pó
Pirex – refratário de vidro
Rimel – máscara para cílios
Sucrilhos – cereal matinal
Super Bonder – cola
Toddynho – achocolatado pronto
Tupperware – potes plásticos
Vaselina – parafina líquida
Velcro – fixador
Xerox – máquina de fotocópias
Yakult – leite fermentado
Zíper – fecho éclair
Como uma marca se torna conhecida dessa forma
Conquistar essa notoriedade perante o mercado não é tarefa simples, afinal, nenhuma marca fica realmente conhecida da noite para o dia. As marcas Bombril, Velcro e Zíper, por exemplo, saíram na frente por causa do pioneirismo, já que foram as primeiras no mercado a oferecerem os produtos que fabricam.
Para ganhar reconhecimento, também é preciso investir em um trabalho intenso de branding, uma forma de gerir as estratégias de marca que tem como objetivo criar conexões e despertar sensações que farão com que os consumidores escolham determinada marca no momento de decisão da compra de um produto ou serviço.
Além disso, o nível de satisfação do consumidor com os produtos também é essencial para atingir esse patamar. Por isso, não basta apenas investir em ações de marketing, também é necessário observar se os clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço oferecidos pela empresa, pois são eles que garantem o sucesso da marca.
Por que é fundamental registrar uma marca no INPI
Além de ser um diferencial competitivo, o registro de marca no INPI é a única forma de garantir o uso exclusivo de uma marca em território nacional (e, em alguns casos, em territórios internacionais também). Isso porque esse Instituto é o responsável por executar as normas que regulam a Propriedade Industrial, segundo a Lei 9.279/96.
O certificado do INPI é muito mais do que um documento, já que ele protege as marcas da concorrência desleal, impedindo que uma pessoa utilize o mesmo nome ou logo de outra empresa já registrada. O órgão também é responsável por conceder a empresas o título de “marca de alto renome”.
As chamadas marcas de alto renome são aquelas amplamente conhecidas pelo público no geral, apresentando um grau de distinção muito elevado e, por esse motivo, sendo resguardadas em todos os segmentos do mercado e não apenas naquele no qual atua, evitando o aproveitamento ilícito de terceiros.
Para que isso aconteça, é necessário que elas estejam devidamente registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e, para obter o status de marca de alto renome, é ainda necessário que a marca passe por um procedimento específico previsto na resolução 121/05 do INPI.
Ela determina que o requerente da proteção especial deve apresentar elementos informativos sobre a marca, além de provas cabíveis à comprovação do alto renome da marca, como, por exemplo, pesquisas de mercado que comprovem o reconhecimento da marca por boa parte do público brasileiro. Uma vez concedido, o status de Alto Renome perdura por 10 anos, podendo ser prorrogado.
Esses processos podem ser bem burocráticos, porém são essenciais para proteger e expandir. Para registrar a sua marca sem dor de cabeça, a dica é buscar ajuda profissional de uma empresa especializada. A Move On cuida de toda parte burocrática de maneira eficiente, vale a pena entrar em contato e conhecer as condições oferecidas.