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Logotipo ou logomarca: afinal, qual é a diferença entre os dois?

Apesar de estarem fortemente inseridos no no vocabulário de publicitários e designers, os termos logotipo ou logomarca passaram a fazer parte do universo de muitos empreendedores. Isso porque uma marca é muito mais do que apenas o nome da empresa, já que ela também abrange diversos elementos visuais.

Contrato de coexistência de marcas: entenda como funciona

Desenvolver uma marca original e completamente inédita não é tarefa fácil. Não à toa, é natural que muitas expressões sejam associadas à produtos e serviços específicos - como o uso do radical “auto” para carros, por exemplo -, o que aumenta as chances de surgirem novas marcas iguais ou parecidas, mas com diferentes titulares.

Qual a diferença entre propriedade intelectual e propriedade industrial?

Apesar de ambas serem fundamentais para assegurar a garantia dos direitos de uma criação, muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre propriedade intelectual e propriedade industrial. Essa confusão acontece principalmente devido à semelhança entre os dois termos, mas também porque, na verdade, a propriedade industrial está diretamente relacionada à propriedade intelectual.

Requisitos de registrabilidade de uma marca: saiba quais são

Não é novidade que para ter exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda um logotipo que o identifique, é preciso registrar uma marca. O que nem todos empresários sabem é que, para obter o certificado do INPI, é preciso muito mais do que conceitos criativos para garantir sucesso em seu pedido de registro.

É possível registrar uma marca gratuitamente?

Ao abrir uma empresa, todo proprietário precisa lidar com uma série de gastos e burocracias, como no caso do registro de marca. Fundamental para proteger qualquer negócio da concorrência desleal, o registro no INPI garante que as marcas tenham todos seus direitos garantidos pela Lei de Propriedade Industrial.

Registro de marca para MEI: entenda como funciona

Não é novidade que, nos últimos anos, mais pessoas passaram a empreender de alguma forma. De acordo com dados publicados no Portal do Empreendedor pelo governo federal, o contingente de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou, em 2019, a marca de 8 milhões.

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CNPJ: 33.496.862/0001-06

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