Status no INPI: aguardando exame de mérito do registro de marca

Antes de uma marca receber o certificado de registro expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é preciso enfrentar muitos processos burocráticos que podem acabar gerando dúvidas ou até mesmo tensão para os solicitantes.

O status “aguardando exame de mérito” é um dos que mais provoca incertezas, no entanto, o que ele quer dizer é simples: seu pedido de registro de marca está na fila de exames do INPI. 

Mas, afinal, o que é o exame de mérito? O que pode acontecer com a sua solicitação de registro a partir desse status? Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Entenda as etapas para o registro de marcas

Depois que o pedido de registro de registro de marca já está protocolado, a primeira etapa é o exame formal, em que o INPI vai avaliar se o processo está formalmente correto, se todos documentos foram apresentados sem nenhuma lacuna ou vício de forma. 

Se tudo estiver certo, a segunda fase é a publicação do processo na Revista da Propriedade Industrial, uma publicação semanal do INPI onde são comunicadas as decisões relativas aos processos de registro de marca. 

Após a publicação, empresas terceiras, sabendo da existência do seu processo de registro de marca, podem entrar com uma oposição contra ele, caso julguem que ele fere o direito de outras marcas. O INPI oferece um período de 60 dias para a apresentação de oposições.

Passado esse período, se sua marca não tenha sofrido nenhuma oposição, o status da sua solicitação no INPI mudará, então, para “aguardando exame de mérito”. 

Lembrando que é muito importante que o solicitante acompanhe todas essas etapas do registro de marca no INPI semanalmente para evitar atrasos ou até o arquivamento do pedido.

O que é o exame de mérito 

O status “aguardando exame de mérito” significa que os técnicos do INPI ainda vão definir se sua marca cumpre todos os critérios necessários para a obtenção do registro. Para isso, o órgão vai analisar não apenas os dados fornecidos, mas também se o sinal em trâmite está de acordo com o previsto na Lei da Propriedade Industrial.

De acordo com o Manual de Marcas do INPI, “o prazo para a sua análise definitiva dependerá da demanda acumulada e da capacidade de processamento do órgão, observado o disposto no item 5.1 Ordem das filas de exame”.

Apesar do Instituto não fornecer um prazo definido para realizar suas atividades, todo o processo, desde a pesquisa de viabilidade até o deferimento do pedido, costuma levar, em média, 7 meses (dado de 2019).

O que pode acontecer após o exame de mérito

Da etapa de “aguardando exame de mérito”, o pedido pode passar a cinco situações: exigência, sobrestamento, deferimento, deferimento parcial e indeferimento. Entenda o que significa cada uma delas:

A exigência significa que o solicitante pode ser convocado a prestar esclarecimentos, promover alterações ou apresentar documentos necessários para o andamento do exame do processo. Cabe a ele, então, responder a exigência em até 60 dias a partir de sua publicação.

Sobrestamento é o despacho de natureza preliminar pelo qual, antes do pronunciamento quanto ao mérito do pedido de registro, decide-se adiar seu exame até que se conclua o trâmite de outro processo relacionado. Saiba mais clicando neste link

deferimento do pedido é o que todos os solicitantes tanto almejam, ou seja, quando a solicitação não infringe nenhum dispositivo legal e atende às condições de registrabilidade previstas em todas as classes reivindicadas. Quando isso acontece, cabe ao titular efetuar o pagamento da retribuição relativa ao primeiro decênio de vigência da marca e emissão de certificado.

deferimento parcial, por sua vez, ocorre quando o pedido é deferido em parte das classes e indeferido nas demais ou quando ocorre a retirada ou alteração, de ofício, de itens da especificação. Neste caso, o titular pode recorrer da decisão, seguindo as orientações contidas neste link.

Já o indeferimento significa que o pedido de registro de marca foi negado, mas um prazo de 60 dias para recurso administrativo ainda é fica em aberto. Isso possibilita que o processo seja reavaliado pelo INPI, levando em conta a argumentação apresentada pelo solicitante no recurso.

Entre as principais vantagens de contratar uma empresa de registro de marcas está o fato de que ela fica responsável por toda essa parte burocrática. A move On, por exemplo, ainda oferece relatórios mensais que mantém o cliente atualizado sobre o andamento do processo, informando caso algum documento seja requisitado. Vale a pena entrar em contato e aumentar as suas chances do seu pedido ser aprovado!

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima