O que é concorrência e quais são os principais tipos

Em um contexto não comercial, a palavra concorrência se refere a uma competição ou rivalidade envolvendo pelo menos dois concorrentes. Usamos esse termo nos esportes, natureza, ciência, grupos sociais, e por aí vai. Na verdade, usamos em qualquer situação em que uma entidade está tentando derrotar pelo menos uma outra entidade. Neste artigo, no entanto, vamos focar no termo concorrência dentro do contexto empresarial.

O que é concorrência

A concorrência empresarial é a disputa entre organizações que fornecem produtos ou serviços semelhantes ou que visam o mesmo público de consumidores. Essa competição pode ser uma ótima maneira de as organizações motivarem suas equipes a buscar a excelência. Em um mercado saudável, as empresas competem para converter e reter clientes, aumentar a receita e ganhar mais participação de mercado.

Um grande volume de concorrência empresarial pode ser um sinal de um mercado saudável e lucrativo. Isso muitas vezes melhora a qualidade geral dos produtos e serviços disponíveis, incentivando as organizações a melhorar suas operações, atender às necessidades de seus clientes e desenvolver seus relacionamentos com eles.

Benefícios da concorrência nos negócios

A concorrência nos negócios geralmente oferece oportunidades para marcas e empresas melhorarem o desempenho de seus produtos e serviços. Os benefícios adicionais da concorrência incluem:

Atender às necessidades dos clientes

Freqüentemente, a concorrência empresarial motiva marcas e empresas a atender às necessidades de seus clientes com mais eficácia do que seus concorrentes. Isso promove as organizações a desenvolver sua compreensão das necessidades de seu público-alvo e adaptar suas ofertas para satisfazer suas necessidades. Isso gera produtos de maior qualidade, maior valor dos serviços e maior satisfação do cliente.

Analisar pontos fortes e fracos

A competição empresarial pode encorajar as organizações a avaliar seus pontos fortes e fracos e otimizar suas estratégias com base nessas descobertas. Isso pode permitir que marcas e empresas maximizem os talentos de suas equipes e departamentos, tomem decisões informadas sobre suas estratégias de marketing e vendas e adaptem suas ofertas de acordo com seus pontos fortes.

Aumentar a procura

A competição é uma forma eficaz de aumentar a demanda por um produto ou serviço. À medida que mais empresas investem em seus esforços de marketing e publicidade, a demanda do consumidor por seus produtos e serviços pode aumentar à medida que o conhecimento da marca continua a crescer. Isso é benéfico para cada concorrente envolvido e pode resultar em aumento de receita, maior aquisição e retenção de clientes.

Incentivar a inovação

Para obter uma vantagem no mercado, a concorrência empresarial pode encorajar as organizações a inovar suas estratégias e melhorar seus produtos ou serviços de maneiras criativas e revolucionárias. Esta é uma importante contribuição para a melhoria contínua de bens e serviços, o avanço dos produtos e serviços tecnológicos e a adaptação às novas necessidades dos consumidores.

Revelar vantagens competitivas

Marcas e empresas geralmente rastreiam e analisam o desempenho de seus concorrentes para obter informações sobre sua estratégia de negócios. Ao estudar as táticas de seus concorrentes, marcas e empresas podem revelar suas próprias vantagens no mercado. Isso pode ajudar as organizações a entender melhor os aspectos de seus negócios que as diferenciam da concorrência e, a partir dessas informações, podem desenvolver estratégias que contribuam para o seu sucesso.

Tipos de concorrência 

Existem vários tipos de competição empresarial, e cada um tem um papel importante no aumento da satisfação do cliente, promovendo a inovação e revelando as vantagens do mercado. Como profissional de marketing, vendas ou publicidade, entender a concorrência nos negócios pode ajudar você a melhorar suas estratégias e maximizar seu sucesso.

Existem basicamente três tipos de concorrência entre empresas:

1. Concorrência Direta

Concorrentes diretos são marcas ou empresas que vendem os mesmos produtos ou serviços para o mesmo público-alvo. Você pode saber se duas empresas estão em concorrência direta se:

  • Elas operam dentro do mesmo setor

  • Elas fornecem produtos ou serviços iguais ou semelhantes

  • Elas visam o mesmo público de consumidores

  • Elas satisfazem a mesma necessidade do cliente

  • Elas usam o mesmo canal de distribuição

Alguns exemplos de concorrentes diretos são: Nike e Adidas, Rip Curl e Billabong, Coca-cola e Pepsi.

2. Concorrência Indireta

Os concorrentes indiretos fornecem produtos ou serviços que não são os mesmos, mas que atendem às mesmas necessidades do consumidor. Um ótimo exemplo de concorrentes indiretos seriam dois estilos diferentes de restaurantes. Por exemplo, um restaurante fast-food e um restaurante buffet não fornecem o mesmo tipo de produto, mas satisfazem a mesma necessidade de fome do cliente. Você pode dizer se duas empresas são concorrentes indiretas se:

  • Elas operam na mesma indústria

  • Elas satisfazem a mesma necessidade

  • Elas visam o mesmo público

3. Concorrentes de substituição

Concorrentes de substituição são marcas e empresas que têm a capacidade de substituir completamente as organizações existentes, produzindo novos produtos ou serviços que satisfaçam melhor as necessidades de seu público-alvo. Por exemplo, os fabricantes de telefones celulares eventualmente substituíram os fabricantes de telefones fixos porque eles atenderam à mesma necessidade de uma maneira melhor e mais conveniente. 

Você pode dizer se uma organização é uma competidora de substituição se ela oferecer um produto ou serviço existente de uma maneira nova e inovadora que satisfaça com mais sucesso as necessidades dos consumidores. Atualmente, um exemplo famoso disso é a empresa Uber. Os táxis ainda não foram abolidos, mas há esse risco conforme a empresa vai ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Antes de encerrarmos, é importante ressaltar que um mercado perfeitamente competitivo é um mercado ideal onde há muitos compradores e vendedores bem informados, sem barreiras à entrada no mercado e sem possibilidade de monopólio. A concorrência não deve ser vista como algo negativo, mas sim como algo natural do mercado.

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