O que é CRM e por quê usar um software de Customer Relationship Manager

Mesmo que você nunca tenha usado um CRM antes, provavelmente já ouviu o termo ecoando por aí. Você já deve saber, inclusive, que muitas empresas (incluindo seus concorrentes) estão implementando um software desse tipo porque economiza tempo e impulsiona as vendas. Mas afinal, o que é CRM? E o que ele pode fazer pelo seu negócio? Neste artigo explicamos.

O que é CRM (Customer Relationship Manager)

CRM é sigla para Customer Relationship Manager (ou gerenciamento de relacionamento com o cliente). Trata-se de um software de negócios que ajuda indivíduos e equipes a maximizar suas comunicações com clientes e times de vendas.

Mas um CRM não é simplesmente um catálogo de telefones e endereços. Ele capacita sua equipe a construir relacionamentos de forma mais eficaz e fornecer a melhor experiência ao cliente desde a avaliação até a compra e além.

No passado, apenas grandes empresas podiam comprar um software de CRM, e era complicado de aprender e implementar. Mas atualmente, empresas de todos os tamanhos têm acesso a opções de software de CRM acessíveis e fáceis de usar.

Qual a função de um CRM e por que usá-lo é importante? 

O software de CRM é um conjunto integrado de aplicativos de nuvem. Ele coleta e armazena dados do cliente. Assim, a ferramenta fornece uma plataforma centralizada para que as equipes de vendas gerenciem as interações com os clientes e priorizem as atividades para que nenhum cliente se sinta ignorado, melhorando assim a experiência do cliente.

O software de CRM é uma das ferramentas de vendas mais importantes no arsenal dos representantes de vendas. E ele é mais do que um sistema de gerenciamento de contatos. Se usado em sua capacidade total, um CRM permite que os vendedores passem mais tempo com clientes em potencial. Quanto mais tempo gasto com os clientes, mais negócios são fechados e mais clientes fiéis permanecem.

Empresas de todos os tamanhos se beneficiarão usando uma solução de CRM totalmente integrada e multifuncional. O software serve para criar um processo de vendas consolidado, sem deixar pontas soltas, e trazer mais organização e assertividade para o time. O resultado final, quando bem aproveitada a ferramenta, é o que toda empresa deseja: aumento de faturamento. 

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Agora que você já entende melhor o que é CRM, pode surgir a dúvida: qual a diferença entre CRM e ERP? Essa é uma pergunta comum, já que softwares ERP são bem famosos também.

Mas as finalidades do CRM e do ERP são diferentes. O CRM cuida dos processos comerciais a fim de melhorar o relacionamento com os clientes, visando a venda e o relacionamento com a base de clientes. Já o ERP é uma ferramenta mais ampla, focada em otimizar os processos operacionais da empresa, visando eficiência, produtividade e redução de custos.

Não existe software melhor que o outro. A decisão entre usar um CRM ou ERP (e até mesmo os dois juntos) depende das necessidades do seu negócio. Por isso, antes de optar por uma ferramenta, é preciso fazer um diagnóstico da empresa e entender quais são os gargalos.

Quais as vantagens de usar um CRM

O que um CRM pode trazer de benefícios para o seu negócio? Abaixo explicamos:

Melhor atendimento ao cliente

O software de CRM moderno tem muitas funções, mas ele foi criado com um objetivo principal: melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente. E esse ainda é seu principal benefício. 

Um CRM gerencia todos os seus contatos e reúne informações importantes dos clientes – como dados demográficos, registros de compras e mensagens anteriores em todos os canais – e as torna facilmente acessíveis a qualquer pessoa em sua empresa que precise delas. Isso garante que seus funcionários tenham tudo o que precisam saber sobre o cliente na ponta dos dedos. O resultado? Um melhor atendimento ao cliente, o que tende a aumentar a satisfação do mesmo com a sua empresa.

Aumento das vendas

Uma ferramenta de CRM pode ajudá-lo a otimizar seu processo comercial, criar um pipeline de vendas, automatizar tarefas importantes e analisar todos os seus dados de vendas em um local centralizado. Isso aumenta potencialmente as vendas e a produtividade. O CRM ajuda você a estabelecer um processo de vendas passo a passo, no qual seus funcionários podem confiar sempre. E o qual você pode ajustar facilmente à medida que surgem problemas.

Aumento da retenção de clientes

Depois de adquirir e converter leads, é vital que você trabalhe para retê-los como clientes e promover a fidelidade do cliente. A alta rotatividade de clientes pode ter muitos efeitos negativos para o seu negócio, como diminuição da receita ou fluxo de caixa interrompido. Portanto, use seu CRM e as informações que ele fornece sobre seus clientes para incentivar a repetição de novos negócios. 

O CRM fornecerá análise de sentimentos, emissão automática de tíquetes, automação de suporte ao cliente e rastreamento de comportamento do usuário para ajudá-lo a determinar problemas e resolvê-los rapidamente com seus clientes.

Análises detalhadas

Uma coisa é ter muitos dados sobre seus clientes, mas você precisa saber o que isso significa e como usá-lo. Um CRM normalmente possui recursos analíticos integrados para contextualizar os dados, dividindo-os em itens acionáveis ​​e métricas de fácil compreensão. Métricas como taxas de cliques, taxas de rejeição e informações demográficas permitem que você avalie o sucesso de uma campanha de marketing e otimize de acordo.

Aumento de produtividade e eficiência

O software de CRM usa tecnologia de automação de marketing, que agiliza tarefas e libera o tempo de seus funcionários para se concentrar no trabalho que apenas humanos podem realizar. O software também pode garantir que nenhuma tarefa passe despercebida (por exemplo, todos os e-mails importantes são sempre enviados para as pessoas certas). Além disso, um CRM pode mostrar um painel de como seus processos de negócios estão funcionando e onde seus fluxos de trabalho podem melhorar.

Agora que você já sabe o que é um CRM e como ele pode beneficiar seu negócio, fica mais fácil decidir implementar ou não essa ferramenta na sua marca!

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