Marcas de Posição: entenda o que são e veja exemplos

Recentemente o registro de marcas de posição passou a ser regulamentado no Brasil; entenda mais sobre o assunto.

A partir de setembro de 2021 o registro de marcas de posição passou a ser regulamentado no Brasil. O ato foi realizado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), através da publicação da Portaria n° 37/2021, na Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2646. 

Esse novo modelo de registro de marca, no entanto, não é algo inédito. Em outros países, como os membros da União Europeia e Estados Unidos, isso já era algo contemplado pela legislação. No Brasil, no entanto, o Direito de Marcas ainda está engatinhando. Portanto, essa regulamentação significa um grande avanço para o nosso sistema de registro marcário e abre portas para uma discussão mais profunda sobre os limites de proteção de marca.

Mas afinal, o que são marcas de posição? Se você tem ou está pensando em abrir uma empresa, é importante ficar ligado no assunto. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Marcas de posição: O que são?

De acordo com a Minuta de Nota Técnica emitida pelo próprio INPI, marca de posição é:

“.. aquela formada pela aplicação de um sinal em uma posição singular, específica e invariável de um determinado objeto suporte, resultando em conjunto capaz de identificar a origem empresarial e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins”, sendo que “o sinal aplicado ao objeto suporte pode ser composto por: palavras, letras, algarismos, ideogramas, símbolos, desenhos, imagens, figuras, cores, padrões, formas ou a combinação destes”.

Ainda de acordo com o INPI e nas próprias palavras que constam na legislação, “considera-se marca de posição aquela formada pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte, resultando em conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional.”

Ficou confuso? Vamos simplificar: marcas de posição são marcas registradas que representam uma maneira específica de como a marca é colocada no produto. As marcas de posição são muito utilizadas na área da moda, para proteger símbolos da marca que são fixados em sapatos ou bolsas, por exemplo.

Para quem é indicado o registro de marcas de posição?

Uma marca por si só já é um sinal que tem como função se diferenciar de outros produtos parecidos no mercado. A marca de posição ressalta ainda mais essa ideia, sendo uma excelente opção para quem busca exclusividade e fácil fixação visual na mente do público.

Marcas de posição são indicadas para qualquer tipo de marca que queira se destacar ainda mais no mercado. Elas têm o poder de fortalecer o seu branding ainda mais, e quando usadas junto com um slogan ficam mais poderosas ainda. Quanto mais forte for a associação do símbolo à sua marca, maior será a sua lembrança na mente do consumidor. E ser lembrado é sempre um ponto positivo nos negócios.  

Condições para o registro de marcas de posição

Ainda de acordo com a legislação, conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, será registrado como marca de posição desde que:

  1. Seja formado pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte; e 
  2. a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional. 

Então, se a sua solicitação de registro não atender essas duas especificações, o pedido será indeferido pelo INPI. 

Além disso, nos itens 7 e 8 da Nota Técnica INPI/CPAPD 02/2021, o INPI estabelece que no momento de registro de marca de posição o suporte deve ser representado em linhas pontilhadas ou tracejadas. O objetivo é evidenciar a marca aplicada no suporte. Também deverá ser apresentado no documento um texto com a descrição da marca, cujo intuito é reforçar o que efetivamente se busca proteger por meio da solicitação. 

Exemplos de Marcas de Posição

O conceito de marcas de posição pode parecer meio abstrato à primeira vista. Mas depois de conferir os exemplos abaixo temos certeza que a ideia ficará mais clara pra você:

1. “Três barrinhas” no tênis da Adidas

2. Sola vermelha nos sapatos Loubotin

3. O “N” nos tênis da New Balance

4. O “M” do McDonalds

 

Ficou mais claro agora? Se a sua marca tiver algum símbolo forte, não hesite em registrar!

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima