Ter uma ideia viável talvez seja a parte mais “fácil” de criar um negócio. Depois de ter um produto ou serviço útil, descobrir um nicho lucrativo e encontrar seu público-alvo é que vem o grande desafio: fazer esse negócio crescer. E sem estratégias de marketing adequadas, essa missão é praticamente impossível.
Independente do tamanho e segmento da sua empresa, tenho certeza que você quer melhorar seus resultados. Ou ainda, gerar mais autoridade para sua marca, conquistar novos clientes e, consequentemente, ter mais lucro. É por isso que conhecer e adotar as estratégias de marketing certas é tão importante para qualquer negócio.
Porque a verdade é que o que fez sua empresa “dar certo” até agora, provavelmente não é o que a levará para o próximo nível. Para manter um ritmo de crescimento constante, o seu marketing também deve ser constante. É assim que você será capaz de acompanhar as tendências de mercado e manter sua marca no topo.
As estratégias de marketing devem ser usadas de acordo com as necessidades do seu negócio, em cada estágio pelo qual ele passar. Pois o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra. O marketing exige planejamento, análise e testes. Se você apenas copiar o que os outros estão fazendo de forma inconsciente, o resultado pode ser o oposto do que você espera.
Como, então, investir nas estratégias certas e evitar o desperdício de recursos?
O primeiro passo é continuar a leitura deste artigo. A seguir vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre estratégias de marketing!
O que é uma estratégia de marketing?
O marketing é um conjunto de atividades que visa suprir a necessidade de alguém, ao mesmo tempo que gera lucro para uma organização. É através do marketing que empresas conseguem se comunicar com sua audiência e expor ofertas que são valiosas para os consumidores.
Estratégias de marketing, então, são todas as ações que uma empresa pode adotar para divulgar seus produtos, atingir novas pessoas e fazer com que os clientes certos cheguem até ela.
Uma estratégia de marketing pode ter diferentes objetivos, como:
- Gerar mais autoridade para a marca
- Fazer mais vendas
- Atrair mais Leads (contatos)
- Mudar a imagem da empresa perante o mercado
- E mais!
É por isso que antes de falar propriamente sobre estratégia, você precisa fazer um diagnóstico do seu negócio. Entender seu momento atual, qual sua necessidade, e definir seu objetivo é imprescindível para escolher a estratégia de marketing adequada. E todos esses pontos são levantados no planejamento estratégico.
Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
5 Elementos essenciais para ter sucesso em qualquer estratégia de marketing
Toda decisão envolve planejamento. Com o marketing não é diferente. Antes de sair colocando estratégias de marketing em prática, você precisa definir alguns pontos:
1. Persona
Se você leu com atenção até aqui, reparou que a própria definição de marketing envolve pessoas. E é por isso que uma boa estratégia de marketing demanda uma persona bem definida.
Você precisa saber quem é seu cliente ideal, ou seja, a pessoa com quem você quer falar. É com essa persona em mente que você vai determinar o tom da sua comunicação, os canais de divulgação e basicamente toda a sua estratégia de marketing.
2. Objetivo de negócio
O segundo ponto crucial é o seu objetivo de negócio. Qual sua intenção com essa estratégia que está querendo fazer? É atrair mais visitantes para seu site? Aumentar o número de conversões em uma Landing Page? Fechar novas vendas? Ou ainda, aquecer a audiência para um lançamento que está prestes a acontecer? Seja lá o que for, isso precisa estar bem definido antes de decidir a estratégia mais adequada.
3. Canais de marketing
Depois de definir com quem você vai falar e por qual motivo, é hora de estabelecer os lugares onde essa comunicação vai acontecer. Isso nada mais é do que definir os canais em que a estratégia ocorrerá, como site, mídia paga, redes sociais, eventos, etc. Cada canal pode pedir uma estratégia de marketing diferente porque o que funciona pra um pode não funcionar tão bem para outro, tenha isso em mente.
4. Orçamento disponível
Saber qual a verba que sua empresa tem disponível para as estratégias de marketing também é super importante. E você precisa saber esse valor antes de definir as estratégias, porque dependendo do seu orçamento, pode ser que nem valha a pena discutir certas iniciativas. Ter os pés no chão também é importante!
5. KPIs
O último elemento chave para qualquer estratégia de marketing bem sucedida é ter KPIs (Key Performance Indicators) bem definidos. Ou seja, você precisa definir as métricas que vai acompanhar para determinar se a estratégia funcionou ou não. Sem isso, não tem como medir os resultados.
Preste atenção nessa parte, pois para conseguir mensurar os resultados é importante que você tenha um diagnóstico inicial, antes de colocar a estratégia em prática. Então, por exemplo, se o seu objetivo é atrair mais tráfego para o site, tenha anotado a média de visitantes que a sua empresa atrai hoje. Isso te dará base para traçar comparativos.
Agora que você já sabe o feijão com arroz das estratégias de marketing, vamos falar sobre as estratégias propriamente ditas.
12 Estratégias de marketing para alavancar os resultados da sua empresa
As estratégias que mostraremos a seguir não são coisas isoladas. O marketing se complementa em diferentes níveis, e é até recomendável que você aplique e mescle mais de uma estratégia para potencializar seus resultados.
1. Marketing Digital
O marketing digital é a estratégia que mais está em alta hoje em dia, não à toa. Responsável por fomentar o empreendedorismo digital, este tipo de marketing engloba todos os esforços de marketing que vivem online, como: mídias sociais, mídia paga, produção de conteúdo, SEO, e email marketing.
Nessa estratégia, as empresas aproveitam todos os canais digitais, como mecanismos de pesquisa, redes sociais, e-mail e sites para se conectar com clientes atuais e potenciais.
2. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo, como o próprio nome já diz, envolve a criação de conteúdos (como e-books, webinars e blog posts) para incentivar clientes em potencial a interagir com sua marca com mais frequência. O objetivo do marketing de conteúdo é que os clientes em potencial compartilhem algumas informações, como um endereço de e-mail, e se tornem Leads para que a comunicação do marketing avance.
Essa é uma estratégia que é altamente usada em conjunto com o inbound marketing, que veremos a seguir.
3. Inbound Marketing
O inbound marketing é o “oposto” do marketing tradicional. Nessa estratégia, o intuito é trazer os potenciais clientes até a empresa de forma “orgânica”, principalmente por meio de conteúdos relevantes. Essa é uma estratégia de longo prazo, que envolve muitos tipos diferentes de táticas de marketing digital para incentivar um cliente em potencial a avançar no funil de marketing.
O inbound usa estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo e e-mail marketing para educar e incentivar clientes em potencial a interagir com uma marca ou empresa com mais frequência. É uma estratégia robusta, que demanda especialistas em diferentes áreas para aplicá-la.
4. Outbound Marketing
O Outbound Marketing é a estratégia de marketing “tradicional”, porém depois do surgimento do Inbound passou a ser conhecida por esse nome.
Nessa estratégia, a empresa divulga seus produtos ou serviços e espera que o público chegue até ela por causa disso. Os anúncios em outdoors são um bom exemplo de Outbound.
5. Endomarketing
O marketing foca na comunicação da empresa com o mercado. Mas por que não focar também na comunicação com os próprios colaboradores para reforçar a mensagem e imagem da empresa? É exatamente essa a proposta do Endomarketing.
Através dessa estratégia de marketing você pode transformar seus funcionários em verdadeiros influenciadores. Quando você tem um time que realmente compra a ideia do negócio e gosta de trabalhar na empresa, é muito mais fácil de impactar as pessoas que fazem parte do ciclo social dessas pessoas. E assim a mensagem da sua marca vai se propagando quase que naturalmente, através do Social Selling.
O Endomarketing vai além do simples compartilhamento de posts corporativos, ele permite que os funcionários se tornem verdadeiros embaixadores. Uma pesquisa do Linkedin mostrou, inclusive, que os vendedores que usam as próprias mídias sociais para vender têm 51% mais chances de atingir suas cotas de vendas do que seus colegas menos experientes, que não têm a mesma atitude.
6. Marketing de Influência
Uma das principais estratégias de marketing utilizadas atualmente é a de influenciadores. O marketing de influenciadores é projetado para explorar uma comunidade existente de seguidores engajados nas mídias sociais. Os “influencers”, como são mais conhecidos, são considerados especialistas em seus nichos e construíram uma comunidade de confiança, que pode ser um público que você está tentando alcançar.
Para começar com o marketing de influenciadores, você precisa ser muito cauteloso com o influencer que vai escolher. É essencial que seja alguém muito alinhado com a sua marca e que converse diretamente com sua persona.
7. Marketing de Produto
O marketing de produto não se trata apenas de tirar fotos de produtos e lançar campanhas. Ele ajuda a impulsionar a demanda por um produto e sua adoção por meio de posicionamento, mensagens e pesquisa de mercado. Essa estratégia de marketing é usada principalmente em empresas de software e tecnologia.
Os profissionais de marketing de produtos estão na interseção entre as equipes de produto, vendas, marketing e sucesso do cliente. Eles trabalham com todas as equipes para garantir o maior alinhamento entre áreas e consequentemente melhor comunicação da empresa para o mercado.
8. Marketing de Comunidade ou Parcerias
Essa estratégia de marketing exige que duas empresas trabalhem juntas para criar uma mensagem coesa. Um exemplo comum disso é uma empresa patrocinando algo em outra empresa. Por exemplo, um café pode fornecer Wi-Fi gratuito, cortesia do Google.
Explorar e utilizar parcerias com outras pequenas empresas pode aumentar exponencialmente o potencial de receita do seu negócio. Como o colaborador do Entrepreneur Web Smith aponta: “você pode sobreviver sozinho, mas só vai realmente prosperar quando se conectar à comunidade ao seu redor.”
A chave para essa estratégia de marketing funcionar é encontrar parceiros que estejam verdadeiramente alinhados com o seu propósito de marca e que tenham algo a mais para “somar” na parceria.
9. Marketing de Clientes (Customer Marketing)
Em contraste com o marketing de aquisição, onde o foco está na aquisição de novos clientes, o marketing do cliente está focado na retenção de seus clientes existentes. O objetivo final é encantar seus clientes com seu produto ou serviço, bem como um excelente atendimento ao cliente para transformá-los em defensores da marca.
Sabemos que o custo de aquisição é muito maior do que o custo para reter ou vender para clientes existentes. Portanto, as marcas podem se beneficiar investindo nesse tipo de marketing. Maneiras simples de fazer isso incluem eliminar atritos no processo de atendimento ao cliente, fornecer recursos de autoatendimento e usar software de atendimento ao cliente para gerenciar e automatizar interações.
10. Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia na qual uma empresa paga comissão a um site externo por vendas geradas por meio de referências de sites. Isso é comumente usado em combinação com estratégias de marketing de influenciadores para atingir um grupo demográfico muito focado de consumidores.
11. Marketing de Relações Públicas (PR)
O marketing de relações públicas é uma estratégia em que você faz parceria com uma fonte de notícias para gerar mais buzz em torno de seus negócios. Também conhecido como “PR” (Public Relations), é comumente usado quando uma empresa lança um novo produto, tem uma grande mudança de liderança ou anuncia uma expansão.
Essa estratégia de marketing pode não promover diretamente um produto, mas é uma boa maneira de aumentar o reconhecimento da marca para o seu negócio. Isso é especialmente relevante no marketing B2B, porque alguns compradores de negócios tomarão decisões com base em sua compreensão da posição de sua empresa no cenário competitivo.
12. Marketing de Causa
O marketing de causa é uma estratégia na qual uma empresa opta por apoiar uma determinada causa como forma de fortalecer os valores centrais da sua marca. Um bom exemplo disso é a Patagônia, empresa de vestuário. Eles prometem 1% das vendas para a restauração e preservação do ambiente natural da Terra e trabalham todo o seu branding em cima disso.
Agora que você já sabe quais são as estratégias de marketing mais conhecidas, é hora de colocar a mão na massa!