O que é Empreendedorismo Sustentável?
Empreendedorismo sustentável é, literalmente, empreender de forma sustentável. Ou seja: realizar as atividades da empresa tendo como objetivo não só o lucro, mas também a redução do impacto negativo dessas atividades no meio-ambiente, comunidade ou sociedade como um todo.
A sustentabilidade nos negócios geralmente aborda duas categorias principais:
- O efeito que o negócio tem no meio ambiente
- O efeito que os negócios têm na sociedade
O objetivo de uma estratégia de negócios sustentável é causar um impacto positivo em pelo menos uma dessas áreas. Quando as empresas não assumem a responsabilidade de se tornar sustentável, pode acontecer o contrário. Nesses casos, o funcionamento da empresa pode ocasionar questões como degradação ambiental, desigualdade e injustiça social.
Exemplos de Empreendedorismo Sustentável
Existem diversas formas de empreender de forma sustentável. Nem sempre o que uma empresa faz, outra fará também. As estratégias de negócios sustentáveis são exclusivas de cada organização, pois estão vinculadas a objetivos de negócios maiores e valores organizacionais que são individuais de cada empresa.
Por exemplo, sustentabilidade nos negócios pode significar:
- Usar insumos sustentáveis no processo de fabricação, como é o caso de marcas que utilizam tecidos biodegradáveis ao invés de tecidos sintéticos para produzir roupas;
- Otimização das cadeias de suprimentos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
- Utilizar fontes de energia renováveis nas suas instalações;
- Patrocinar fundos de educação para jovens na comunidade local;
- Doar parte do lucro para instituições de preservação ambiental ou projetos sociais;
As empresas sustentáveis consideram uma ampla gama de fatores ambientais, econômicos e sociais ao tomar decisões de negócios. Essas organizações monitoram o impacto de suas operações para garantir que os lucros de curto prazo não se transformem em passivos de longo prazo.
Por que se preocupar com a sustentabilidade é importante?
Além de ajudar a conter os desafios globais – que são muitos – a sustentabilidade pode impulsionar o sucesso dos negócios e ser um diferencial. Vários investidores hoje usam métricas ambientais, sociais e de governança para analisar o impacto ético e as práticas de sustentabilidade de uma empresa.
Além disso, o comportamento dos consumidores mudou. Hoje eles estão mais conscientes do que nunca. Mais do que apenas comprar de uma empresa, os clientes querem adquirir algo que represente os seus valores. É aí que empresas que implementam o mindset sustentável saem na frente das que ainda operam visando apenas o lucro.
Como se tornar um empreendedor sustentável?
Existem várias maneiras de transformar o propósito do seu negócio em desempenho. A seguir listamos quatro passos para adotar o empreendedorismo sustentável na sua empresa:
1. Analise o problema e defina os objetivos
O primeiro passo para impulsionar a mudança é avaliar o que a sustentabilidade significa para sua equipe, empresa, setor e cliente. Considere os grandes problemas que cada um desses grupos considera prioritários.
Para orientar esse processo, faça perguntas como:
- Quanto desperdício a organização está gerando?
- Qual processo tem maior impacto social e ambiental e como melhorar isso?
- O que a cultura da empresa representa hoje e o que ela quer representar?
- As práticas de contratação estão atraindo candidatos diversos?
- Qual o impacto da empresa na comunidade local? Que diferença ela sonha em fazer?
Responder a essas perguntas ajudará você a estabelecer os objetivos de sustentabilidade de sua empresa.
2. Estabeleça sua missão
O próximo passo para estabelecer o empreendedorismo sustentável é definir a missão da sua empresa. Uma declaração de missão é uma parte importante para se tornar um negócio mais sustentável.
Uma declaração de missão eficaz descreve o foco da sua empresa em “fazer”. Ele deve capturar os valores e o propósito da sua organização e servir como uma luz orientadora do motivo pelo qual você faz o que faz.
Como exemplo, veja a missão da marca de roupas Patagônia, que é referência em negócios sustentáveis:
“Build the best product, cause no unnecessary harm, use business to inspire and implement solutions to the environmental crisis.” (Construa o melhor produto, não cause nenhum dano desnecessário, use os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental).
Percebe como fica claro para o público quais são os valores da empresa e como eles estão agindo em relação a eles?
3. Crie sua estratégia de sustentabilidade
Depois de criar uma declaração de missão forte, você está pronto para realinhar sua organização com uma estratégia de negócios sustentável.
Porém, ao elaborar uma estratégia de empreendedorismo sustentável, é importante garantir que sua empresa permaneça lucrativa. Você não pode ajudar sua causa se não puder permanecer no negócio. Por isso, pense em como as ações da empresa impactam a margem de lucro, as pessoas e o planeta. Com essa estrutura de tríade em mente, você pode desenvolver uma estratégia de negócios sustentável que também seja lucrativa.
Pequenas mudanças podem ser o ponto de partida para um impacto em larga escala.
Por exemplo, sua empresa normalmente deixa a eletricidade e o aquecimento ligados durante a noite, mesmo quando não há funcionários no local? Na hora de imprimir pedidos, você utiliza papel sulfite tradicional ou papel reciclado?
A sustentabilidade não precisa ser algo grandioso, ela também está nos pequenos detalhes!
4. Implemente a estratégia e acompanhe os resultados
Uma coisa é falar sobre uma motivação recém-descoberta para fazer o bem, mas outra é assumir uma posição pública, prometer resultados quantificáveis e realmente alcançá-los. É por isso que é recomendável que você faça uma gestão de indicadores para monitorar as iniciativas sustentáveis da empresa.
Ao implementar sua estratégia, lembre-se de revisar seu processo periodicamente para garantir que seus objetivos, missão e progresso permaneçam alinhados. E, claro, sempre compartilhe o progresso com o público, pois isso aumentará a percepção de valor da sua marca perante o mercado!
Agora você está equipado com quatro etapas simples – do propósito ao desempenho – que podem ajudá-lo a criar um negócio mais sustentável. O planeta agradece!