O que é precificação e qual o conceito?
Sendo bem direto, a precificação é o ato de definir o preço de um produto ou serviço. Porém, por trás desse ato simples, há um conceito importante: passar o valor do seu produto de uma forma que corresponda com as cifras. Dessa forma, a precificação correta precisa levar em consideração diversos fatores para que você obtenha o preço ideal ao final de tudo. Entre esses fatores, estão:
- Custos fixos, como aluguel, água, salário etc;
- Lucro esperado;
- Padrão da concorrência;
- Percepção dos consumidores perante sua marca.
Qual a importância da precificação?
O ato de fazer a precificação correta é essencial para as empresas, sendo um dos fatores principais para o sucesso de um negócio. Confira alguns dos motivos que fazem a precificação ser tão importante:
- Redução no risco de perder clientes, já que valores muito altos ou muito baixos não são atrativos aos clientes;
- Contribui com a boa organização financeira do negócio;
- Ajuda na competitividade com os concorrentes, sem ter algum tipo de prejuízo, já que as quantias estão corretas;
- Dá margem para estratégias de marketing com descontos e promoções, até mesmo aquelas mais agressivas, para aumentar sua clientela.
Afinal, qual o objetivo da precificação?
Na verdade, existem vários objetivos com a precificação. É importante saber que eles vão além de conquistar clientes, já que o preço correto influencia em vários setores da sua empresa.
- Atingir o público-alvo certo, já que o preço é uma forma de dizer qual é o cliente-foco do seu negócio;
- O preço bem definido gera lucros e contribui para o desenvolvimento da empresa;
- Uma precificação correta garante que a sua empresa fique no “azul”, honrando compromissos, tributos e demais contas.
O que influencia na precificação?
O preço final de um produto é uma soma de diversos fatores. Por isso, o processo de precificação precisa ser feito com base em impostos, mercado e, dependendo do caso, até em fatores externos.
Um bom exemplo é o atual preço da gasolina, que passa por constantes altas. Esse insumo abastece carros, motos, aviões e, muitos desses meios de transportes, levam pessoas, alimentos, produtos. Ou seja, a alta da gasolina afeta grande parte dos mercados com a alta do frete.
Então, uma boa dica é fazer uma pesquisa de mercado e também uma análise SWOT, já que você consegue entender melhor sobre o seu setor e ainda descobrir o que pode ajudar ou atrapalhar o seu negócio. Ou seja, saber tudo o que influencia na precificação. Para deixar mais claro, enumeramos alguns pontos.
- Impostos, tributos e taxas;
- Valor de custo, como matéria-prima, frete, produção etc;
- Valor praticado no mercado;
- Demais fatores, combustível, crise econômica etc.
A diferença entre precificação de produtos e serviços
Fazer a precificação de produtos e serviços são situações bem diferentes. Já que cada uma dessas atividades possui métodos, além de custos diferentes. Já que você consegue dizer o preço médio de uma cadeira, mas não sabe de forma precisa quanto custa o serviço de um contador, por exemplo.
Isso ocorre porque no caso de um produto, que é um bem que você pode tocar, sentir, carregar, é muito mais fácil. Agora, no caso de um serviço, é preciso levar em consideração a experiência, currículo, deslocamento, valor da hora, entre outros fatores.
Como fazer a precificação de um produto
- Conheça os custos e despesas;
- Defina qual vai ser a sua margem de lucro;
- Consulte o valor cobrado no mercado;
- Acompanhe as variáveis socioeconômica.
Como fazer a precificação de um serviço
- Defina o valor da mão-de-obra;
- Enumere os custos fixos e variáveis;
- Consulte o valor cobrado pela concorrência;
- Defina sua margem de lucro com os serviços.
5 dicas para fazer uma boa precificação
Você percebeu que fazer uma boa precificação não é uma tarefa tão fácil. Vamos dar algumas dicas para que você siga um caminho e encontre o preço certo para o seu produto ou serviço.
Margem de lucro sobre o custo de produto
Essa estratégia é uma das mais comuns, já que o seu objetivo é definir um valor que você pretende ganhar em cima de cada produto ou serviço. Um exemplo: se o custo de produção da camisa que você vende é 50 reais e você pretende ter 20% de lucro sobre ele, o valor final é de 60 reais. Ou seja, basta fazer essa conta simples para chegar ao preço certo.
Claro que o seu valor vai depender dos demais fatores, como impostos, logística, mão-de-obra, mas essa conta já será de grande ajuda.
Definir um lucro-alvo
Com a definição de um lucro-alvo, a precificação é feita da seguinte forma: o preço leva em consideração o volume de vendas para definir o valor que será cobrado pelos produtos. É definido quanto se quer lucrar e depois o preço que será praticado. O sucesso dessa estratégia depende muito do mercado, como os atacados onde o volume da venda é maior, com um custo mais baixo.
Valor com base na concorrência
Essa precificação avalia a concorrência de forma direta. Ou seja, além de avaliar todos os demais fatores, você pesquisa o preço cobrado pelas demais empresas e define quanto pode trabalhar dentro desse valor, considerando margem de lucro, ticket médio, entre outros pontos.
Valor percebido pelo produto
Esse tipo de precificação varia de acordo como os clientes percebem o produto ou serviço, que vai depender da marca, funcionalidades etc. No caso de um computador que custa 7 mil reais, o valor pode assustar. Mas dependendo da marca, das configurações, o cliente pode aceitar pagar o preço, já que tem o que ele precisa.
Preço fechado
O preço fechado consiste na precificação que agrega vários produtos ou serviços em um só. Algo parecido com o Upsell, que ajuda na atração e fidelização de clientes. Um bom exemplo é na venda de móveis que, em muitos casos, já está incluso o frete e a montagem do produto.
A precificação é essencial para qualquer empresa e para o seu desenvolvimento. Pegue as dicas para fazer com que o seu negócio se desenvolva e tenha o lucro ideal para o seu crescimento.