Empreendedorismo digital: o que é?

Os negócios na internet e sem a necessidade de um espaço físico são cada vez mais comuns nos dias atuais. O empreendedorismo digital, como é conhecido esse formato, é uma oportunidade excelente para quem busca trabalhar no online, já que esse crescimento tende a aumentar nos próximos anos. Conheça mais sobre esse modelo.

O que é empreendedorismo digital?

Como já foi introduzido, o empreendedorismo digital é a iniciativa de implantar um negócio em que as ações sejam virtuais, ou seja, além da operação ser feita pela internet, o produto ou serviço também é digital, como é o caso dos infoprodutos.

Mesmo sendo algo tão atual, o empreendedorismo digital não começou tão recentemente, muito pelo contrário. Esse modelo de negócio começou junto com a internet, na década de 1970 e, ao longo desses anos, com a expansão das tecnologias, ele foi desenvolvido é algo muito comum de se ver no mercado.

Além dele, o empreendedorismo 4.0 também possui características semelhantes e se destaca no cenário atual. Mas como qualquer projeto que seja desenvolvido é preciso fazer uma pesquisa de mercado para entender como será o futuro desse negócio.

Veja nosso texto sobre o que é empreendedorismo.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Após a introdução no tema, entenda quais são as vantagens de desenvolver o seu negócio no empreendedorismo digital.

Trabalho mais flexível 

Com o empreendedorismo digital, é possível ter horários mais tranquilos. Entretanto, é importante organizar uma rotina para não afetar o seu desempenho e a sua produtividade, fazendo uma melhor gestão do tempo.

Crescimento da empresa

Com o aumento do digital, a sua empresa tem uma grande possibilidade de expansão. Além disso, com esse provável crescimento, você não terá problemas para mudar de sede, já que o seu trabalho é remoto.

Trabalho remoto

Pegando o gancho do item anterior, o empreendedorismo digital quebra as barreiras geográficas. É possível trabalhar e trocar informações com empresas do mundo todo.

Quais os tipos de empreendedorismo digital?

Há várias oportunidades de empresas no empreendedorismo digital. Confira alguns exemplos.

  • Produção de conteúdo: esse tipo de empreendimento pode ser feito com a criação dos infoprodutos, como as videoaulas, podcast, cursos online, entre outros. Você pode criar um blog, um podcast ou dar aulas pela internet;
  • E-commerce: lojas virtuais são uma excelente oportunidade, já que esse tipo de negócio cresceu muito nos últimos anos, e, principalmente, com o isolamento social por causa da pandemia;
  • Dropshipping: esse modelo de negócios é muito bom, principalmente para quem quer começar uma empresa investindo pouco. O formato funciona como um intermediário entre o fornecedor e o consumidor. Um exemplo: alguém quer um tênis e pede para que você consiga esse produto.

Como escolher o melhor nicho de atuação?

Uma dica de ouro para escolher o nicho de atuação ideal para o seu negócio é entender mais sobre o mercado e, claro, marketing digital. Ter esse conhecimento contribui para o desempenho da sua companhia tanto em termos de gestão, quanto na divulgação e ações na internet.

Como se tornar um empreendedor digital?

Depois de conhecer algumas possibilidades de mercado, saiba mais sobre o que é preciso para se tornar um empreendedor digital.

Planeje suas finanças

Apesar da possibilidade de crescimento rápido, dependendo do seu nicho, isso pode demorar um pouco. Por isso, se organize financeiramente, seu fluxo de caixa, para não passar por dificuldades.

Defina seu modelo de negócios

Antes de começar, é fundamental ter tudo muito bem estruturado, como o planejamento estratégico e, principalmente, o seu modelo de negócio. Acompanhe o nosso texto onde damos o passo a passo.

Entenda seu público

Conheça o seu público e entenda melhor o seu setor. Fazer uma análise SWOT e uma pesquisa de mercado são essenciais para organizar a sua empresa e encontrar o caminho para atender a sua demanda.

Analise a concorrência

Esteja atento aos seus concorrentes. Além de ajudar a entender melhor o seu mercado, a análise de concorrência contribui no acompanhamento de quem disputa seu público e você pode entender qual o caminho está sendo seguido pelas empresas do seu setor.

Como ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital?

Como já explicamos anteriormente, com o trabalho na internet, você rompe fronteiras e consegue fechar negócios com pessoas do Brasil e do mundo. Mas e como ganhar esse dinheiro? Veja exemplos.

  • Freemium: esse modelo é comum com streamings, onde você pode acessar alguns conteúdos gratuitamente, mas para o uso total é preciso pagar uma taxa;
  • Publicidade: esses anúncios são muito comuns em blogs, lives e vídeos, onde você tem a possibilidade de fazer essas “publis”;
  • Comissão: muitos criadores têm parcerias com as marcas e ganham um percentual na venda de produtos ou com o uso de códigos.

Registro de marca

Não é porque você investiu no empreendedorismo digital, que não precisa seguir alguns passos importantes, semelhantes aos das demais empresas “tradicionais”. Um bom exemplo é o registro de marca.

registro de marca é um processo feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado e impedindo, por exemplo, que outra pessoa utilize do nome da sua marca no mesmo nicho de atuação que o seu.

Assim, a ausência do Registro de Marca gera um grande risco para a sua marca, de forma que todo o seu investimento pode ser perdido caso outra pessoa registre o mesmo nome do seu negócio. A Move On gerencia e cuida de todo o processo do registro de marca de uma maneira online, ágil e eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima