Se você tem uma marca não registrada, é importante que conheça quais os riscos de permanecer na informalidade. Mesmo que a sua empresa já esteja registrada na junta comercial do seu estado, ela só possui exclusividade de uso em todo o território nacional se o registro de marca for concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A seguir, explicamos os principais riscos aos quais a sua empresa está sujeita ao não fazer um registro de marca e as suas principais consequências. Confira:
1. Você pode ter a sua marca roubada
Um dos principais riscos para uma empresa que não registrou a sua marca é ter o seu nome ou logotipo roubados. Afinal, se ela não é registrada, perante a lei ela não tem dono. Isso fica ainda mais complicado no caso de algum concorrente desleal se aproprie dela com a intenção de prejudicar o seu negócio.
E se você pensa que um processo judicial pode resolver, saiba que os custos para entrar com uma ação são altos e não é garantido que você ganhará a causa, pois será necessário provar sem sombras de dúvida que a sua empresa usa a marca há mais tempo. Saiba neste link o que fazer se sua marca estiver sendo usada indevidamente.
2. Você pode sofrer um processo
O contrário do caso acima também pode ocorrer. Se você está utilizando uma marca não registrada, sua empresa está correndo o risco de ser processada a qualquer momento. No caso de alguém já ter registrado a sua marca, essa pessoa ou empresa possui o direito de usá-la, mesmo que você não soubesse disso quando escolheu aquele nome ou logotipo e não tenha agido de má fé. A propriedade de uma marca só é adquirida por meio do registro validamente expedido pelo INPI.
Ao perder um processo, a sua empresa será obrigada a pagar uma indenização à empresa que detém o registro da marca, além de perder o direito de uso, o que prejudicará todo o seu negócio.
3. Sua empresa pode ter prejuízos
Além de custos com possíveis processos e indenizações, perder o direito de uso de uma marca já consolidada no mercado pode trazer grande prejuízo à sua empresa. Imagine ter que alterar toda a sua identidade visual, estratégias de branding, peças publicitárias e qualquer outro investimento em marketing realizado com aquela marca, como a fachada de sua loja ou estabelecimento.
Isso sem contar ter que substituir o seu site, redes sociais, perder posições nos mecanismos de buscas e muitas outras estratégias online que custaram ao seu bolso.
4. Você pode perder clientes
Como os clientes fidelizados irão voltar a fazer negócio se a sua marca não existe mais, ou pior, está na mão de um concorrente? A marca de uma empresa possui valor agregado e transmite qualidade e profissionalismo.
Ao perder o seu nome ou logo, você corre o risco de diminuir drasticamente sua carteira de clientes, e prospectos que estavam de olho no seu negócio podem ficar confusos ou encarar a mudança como desorganização e falta de planejamento.
Para algumas empresas, os custos de trocar toda uma marca podem ser inviáveis, levando o negócio a dívidas ou até à falência.
Como você pôde perceber acima, a sua empresa não deve encarar o custo com o registro de marca como um gasto supérfluo, mas sim como um investimento que irá poupar dinheiro e riscos desnecessários no futuro.
Ao escolher o nome da sua empresa, é importante contar com uma empresa especializada, como a Move On, para realizar uma busca detalhada com o INPI e fazer o registro de marca o mais rápido possível. Solicite o registro da sua!