Passo a passo para montar uma loja de roupas
Esses passos são bem importantes para a criação da sua loja de roupas. Se possível, tente seguir ao máximo essas dicas, pois elas podem evitar que você tenha problemas no futuro.
Defina o seu segmento
Estamos falando de um mercado variado, então comece definindo se sua loja vai focar no público masculino, feminino, infantil, sem gênero, fitness ou algum outro segmento. Essa segmentação vai te ajudar a manter o foco nos seus objetivos e estratégias.
Encontre seu público
Defina qual vai ser seu público-alvo, fazendo a segmentação por idade, renda, sexo e outras informações pessoais relevantes. Pesquise bem até encontrar o público que realmente tem interesse em adquirir seus produtos e construa uma boa relação com ele.
Escolha uma boa localização
Se a sua loja não será apenas online, encontre um local bom para ser o seu ponto. Além de garantir uma localização de fácil acesso, sua loja precisa ser um espaço onde você consiga vender com tranquilidade, guardar seu estoque e atender bem os seus clientes.
Crie um plano de negócios
Monte o seu plano de negócios. Para isso, defina os principais pontos da sua empresa como o que você vende, ponto físico e descrição dos clientes. O plano de negócios serve justamente para evitar ou minimizar os erros que podem aparecer no seu caminho.
Planeje sua finanças
Como em todo novo negócio, é preciso estar com as finanças bem planejadas. Faça as contas e estipule gastos, rendimentos e demais valores. Atualmente, é preciso uma média de R$ 30 mil reais para abrir uma loja de roupas, mas com R$ 5 mil é possível ter um estoque, começar devagar e expandir seu comércio conforme ele for crescendo.
Regularize sua loja
Uma empresa que não está regularizada pode lidar com multas ou até mesmo processos jurídicos. O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é indispensável tanto para Microempreendedor Individual (MEI), quanto para micro ou pequena empresa. Alguns dos benefícios de regularizar sua empresa são a possibilidade de emitir nota fiscal e a opção de ter uma conta bancária como pessoa jurídica.
Loja de roupa física ou loja de roupa virtual: em qual investir?
As duas opções podem ser interessantes, então cabe a você avaliar os prós e contras de cada uma delas. A loja física rende gastos com aluguel, por exemplo, mas a loja online também vai precisar de um espaço para você manter um estoque.
Uma dica é levar em conta seus conhecimentos e gostos pessoais, pois isso faz toda a diferença. Pense em qual tipo de negócio você mais gostaria de investir o seu tempo e liste o que seria preciso para ambos.
E, lembre-se: assim como o bom faturamento de uma loja física depende de um bom ponto e um bom atendimento, por exemplo, a loja online também depende de uma boa estratégia de marketing digital.
Documentos para abrir uma loja
Assim como em qualquer processo burocrático, há uma série de documentos que precisam ser providenciados para abrir formalmente uma empresa. Confira abaixo quais são:
-
RG e CPF;
-
Comprovante de endereço;
-
Certidão de nascimento ou casamento;
-
IPTU ou documento com inscrição imobiliária da loja;
-
Inscrição Estadual;
-
Contrato Social;
-
Registro na Junta Comercial;
-
Alvará de funcionamento;
-
Licença do Corpo de Bombeiros;
-
Licença da Vigilância Sanitária;
-
Registro na Previdência Social.
Dicas para ter sucesso na sua loja de roupas
Abriu a sua loja e ela está regularizada? Alguns hábitos e atitudes simples podem aumentar as chances de você ver o seu comércio fazendo sucesso. Confira abaixo!
-
Ofereça um bom atendimento: tratar bem o cliente é o principal ponto para qualquer negócio. Um bom atendimento, além de aumentar as chances de uma venda, ajuda a fidelizar o comprador. Por isso, capriche;
-
Invista nas redes sociais: o universo digital é uma oportunidade para atrair novos clientes e expandir seu negócio, por isso, faça a divulgação da sua loja em todas as mídias que conseguir;
-
Registre sua marca: registrar a marca da sua loja de roupas evita que algum concorrente roube a sua ideia e te protege contra processos judiciais que podem ser bem desgastantes.
Depois de entender como montar uma loja de roupa e colocar a mão na massa, não se esqueça de fazer o registro da sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Clique e veja como registrar uma marca de roupa.