App para criar logo: conheça as melhores opções gratuitas

Assim como a escolha do nome de uma empresa, a criação do logotipo é um dos primeiros passos para concretizar o sonho de um empreendedor. Por ser um dos elementos principais da identidade visual de uma marca, o ideal é contratar um profissional especializado para a criação de um logotipo que possa ser utilizado em todos os seus materiais de divulgação.

No entanto, se você não tem verba disponível para pagar por esse tipo de serviço agora, a boa notícia é que já existem no seu celular várias opções de apps para criar logo disponíveis – e muitas delas são gratuitas. Antes de mostrá-los quais são, porém, vale entender o que você precisa fazer para idealizar e criar o logotipo perfeito para a sua marca.

O que levar em consideração antes de criar um logotipo

Enquanto cliente, você já deve ter percebido que os elementos visuais de uma marca servem para diferenciar concorrentes e ajudar na memorização por parte dos consumidores. O logotipo costuma ser composto pelo nome do negócio e por cores e símbolos que o representem de alguma forma, mas também é fundamental que ele esteja alinhado com os propósitos da empresa. Para chegar até o conceito ideal, você precisa seguir alguns passos:

Conheça seu público-alvo 

Um logotipo para uma marca de lingerie e um logotipo de uma loja de carros devem ser completamente diferentes porque públicos diferentes demandam logos diferentes. Para colocar a sua essência no seu logotipo, analise qual público sua empresa deseja atingir e pesquise quais marcas essas pessoas gostam de consumir para direcionar o design do seu logo.

Pense em um conceito para o seu logotipo

Você provavelmente já viu o logotipo da Fedex por aí e achou genial aquela setinha entre o “E” e o “X”, não é mesmo? Isso porque a marca utilizou um conceito que remete justamente ao seu serviço de entrega de correspondências e encomendas! Por isso, seja criativo(a) e tente pensar até mesmo em pequenos detalhes, pois eles podem fazer a diferença.

Escolha uma boa tipografia

Tipografia significa “impressão dos tipos” e se trata do padrão de fontes usadas na comunicação da empresa, incluindo o logotipo. Na hora de escolher a tipografia que sua empresa irá adotar, o ideal é evitar fontes muito “enfeitadas” e priorizar aquelas com uma melhor legibilidade. 

Defina as cores que representarão a sua marca

Quando você vê as cores vermelha e amarela, em qual marca você pensa? As cores do McDonald ‘s são um verdadeiro case de identidade visual, já que são rapidamente associadas à rede de fast-food. Por isso, pense bem na paleta de cores que vai compor o seu logotipo e escolha tons coerentes com seu produto, serviço e público-alvo.

Lembre-se que ele deve funcionar em diferentes aplicações

Além de ser representação estilizada do nome de uma empresa, o logotipo precisa ser versátil para funcionar em diferentes aplicações. Certifique-se de que ele funcionará aplicado em todo tipo de fundo e não se esqueça de criar versões que funcionem na horizontal e na vertical.

Os melhores aplicativos para criar logo

Canva

Já conhecido por criar peças de design, o Canva é um dos aplicativos mais utilizados por empresários. Ele conta com uma seção inteiramente dedicada à criação de logomarcas e oferece recursos para criar um do zero ou então usando templates prontos. Está disponível na versão grátis para Android e iOS, além de uma versão web – basta apenas criar um login.

InstaLogo Logo Creator

Desenvolvido especificamente para a criação de logotipos, esse app oferece alguns recursos mais avançados como a escolha do formato da tela e desenho à mão livre. Está disponível na versão gratuita para Android e iOS, mas é possível obter ainda mais opções de fontes e templates adquirindo uma versão paga.

Desygner

O app Desygner é versátil e conta com um grande acervo de modelos personalizáveis, tendo uma área direcionada apenas para logos – você escolhe o template e o deixa do seu jeito. Com sincronização para editar o seu projeto no tablet ou computador, está disponível na versão gratuita para Android e iOS.

Adobe Photoshop Sketch

Apesar de focado na criação de desenhos, esse app suporta camadas e permite a criação de logotipos com sobreposições ou outros elementos gráficos visuais mais avançados. Gratuito, ele ainda é integrado com outros editores da Adobe – como Photoshop e Illustrator – e possibilita o acesso tanto pelo smartphone quanto pelo PC.

Logo Maker  

Disponível apenas para Android, esse app também é bastante usado por empreendedores de primeira viagem. Além de permitir que você crie um logotipo do zero, ele também conta com um “assistente de designer”, recurso que ajuda a fornecer diversas opções de logo baseado apenas no nome da sua empresa, área de atuação e slogan.

Logo Maker Plus

Essa não é uma versão paga do aplicativo acima, inclusive porque o Logo Maker Plus também é gratuito. Além de oferecer recursos para a criação de um logo, a plataforma também oferece algumas opções de logotipos desenvolvidos por designers profissionais, mas esses só podem ser baixados mediante pagamento. Está disponível apenas para Android.

Logo Maker By DesignMantic

Mais um nome parecido e mais um aplicativo que funciona apenas em celulares Android. No Logo Maker By DesignMantic, o usuário pode alterar o design de um logotipo, ajustando tamanhos e estilos de fontes, bem como redimensionando desenhos e outros elementos gráficos. 

Logo Foundry

Disponível apenas para iOS, esse é um dos aplicativos mais completos para a criação de logo. Além de contar com ferramentas que permitem a formatação de elementos visuais com facilidade, é possível ainda incrementar a arte com esses elementos da forma que preferir e depois salvá-los em PNG ou JPG.

Não basta criar um logotipo, também é necessário protegê-lo

Mesmo que você não tenha investido dinheiro para a criação do logotipo da sua empresa, você não vai querer perder todo o trabalho que você teve desde a sua concepção até que ele ficasse pronto, certo? Para evitar que seu logotipo seja copiado por um concorrente, é indispensável registrá-lo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de viabilidade para verificar se o sinal pretendido está disponível para registro. Feito isso, o processo no INPI para marca figurativa ou marca mista correrá igual para todos os tipos de marca. É importante se lembrar de anexar a imagem do logotipo na hora de enviar as informações pelo formulário. Os requisitos são:

– Formato de arquivo válido: JPG

– Tamanho mínimo: 945 x 945 pixels (8 cm x 8 cm)

– Resolução mínima: 300 dpis

– Tamanho máximo do arquivo: 2 MB

Vale ressaltar também que é recomendado enviar o arquivo já em formato quadrado, pois será redimensionado para esse padrão inevitavelmente, o que pode causar distorções. Caso a imagem enviada seja colorida, o solicitante estará reivindicando também essas cores, o que significa que o uso do logotipo com outras tonalidades estará fora da proteção. 

Não perca tempo, proteja o seu logotipo contra o uso indevido, cópias indevidas e concorrência desleal. Entre em contato com a Move On, empresa de registro de marcas que conta com um time experiente e pronto para te auxiliar com as questões burocráticas desse processo junto ao INPI. 

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima